Vendedores de sonhos

Outro dia vi um post de um consultor que se dizia vendedor de sonhos?!!? Isso disparou um alarme mental pensando no risco que as pessoas que estão empreendendo correm de se apoiar nos conselhos de algumas pessoas que se auto proclamam consultores, mentores ou outros títulos.

Empreender é uma tarefa árdua para quem a escolhe, sujeita a riscos, incertezas, e também com grandes recompensas em caso de sucesso, tanto pessoais quanto financeiras.

Portanto, sugiro 4 regras para avaliar um consultor/mentor:
1 – Formação é muito importante, afinal existem ferramentas que diminuem o “achismo” reinante. Saiba diferenciar um consultor/mentor de um youtuber, nada contra o segundo, mas as utilidades são diferentes. A experiência ajuda, mas como as variáveis nunca se repetem de uma empresa para outra, evita-se aquela sensação funcionou com ele mas não funciona comigo.
2 – Verifique se ele teve uma carreira em empresas importantes, se um dia foi estagiário, se atuou na área onde aconselha, se conduziu projetos importantes, se alguma vez fez um pitch e principalmente se empreendeu.
Se teve sucesso ou fracasso não faz diferença, o que importa é ter percorrido o caminho. Isso se chama experiência.
3 – Um teste simples: se você tiver a sensação de que ele fala exatamente o que gostaria de ouvir, desconfie. Pois os bons conselhos geralmente confrontam algum valor pré estabelecido na sua mente, e geram desconforto.

4 – Verifique se seu consultor/mentor não é uma mera cópia que consegue fazer mímicas de ideias e conceitos originais.

    Por fim, se você não quiser verdade, experiencia e formação, existem formas mais fáceis de usar o tempo e buscar apoio: um hobby, um esporte, um grupo social ou religioso, ou ainda os vários grupos que acompanham os objetos voadores não identificados.
    E para aqueles que querem seguir o caminho e se tornarem consultores e mentores, não se preocupem que ainda dá tempo. Estudem, vivam suas experiências e sejam verdadeiros e leais com todos os que vocês poderão um dia afetar as vidas.

 

Eduardo Tavares CEO TÁQUION e co-founder ICCBIOLABS